sábado, 16 de julho de 2011

Sakyamuni Buda




A tribo Skya, governada pelo Rei Shuddhona Gautama, vivia na encosta sul do Himalaia, ao longo do rio Rohini. Este Rei estabelecera sua capital em Kapila, onde construíra uma grande castelo, do qual governava sabiamente, conquistando assim a simpatia dos seus súbitos.
A Rainha chamava-se Maya, cujo o pai era tio do Rei e também soberano de distrito vizinho, do mesmo clã Sakya.
Durante vinte anos, o casal real não teve filhos. Uma noite, entretanto, a Rainha Maya ficou grávida quando viu, num sonho, um elefante branco entrar no seu ventre, através da sua axila direita.
Com a notícia, o Rei e o povo esperaram com incontida ansiedade o nascimento do príncipe. Atendendo a tradição a Rainha voltou à casa paterna, para dar a luz, ficando a meio caminho, no Jardim Lumbini para repousar, num alegre e bonito dia de primavera.
Maravilhada com a beleza das flores de Asoka (Jonesia Asoka Roxb), estendeu seu braço direito para apanhar um ramo; ao fazer este movimento deu à luz a um príncipe. Todos manifestaram sua sincera alegria e glória da Rainha e seu filho. Céu e Terra se regozijaram. Era o dia 8 de Abril.
o Rei chamou seu filho de Sinddhartha, que significa "Todos os desejos cumpridos".

*Do livro - O buda, Siddhartha Gautama

Nenhum comentário: